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O QUE É A AGERE?

A Agere foi considerada a melhor empresa do setor público empresarial

A Agere foi considerada a melhor empresa pública do setor empresarial local de acordo com o anuário financeiro dos municípios portugueses, apresentado na conferência “poder local”, organizada pela ordem dos técnicos oficiais de contas e pela tsf.

A AGERE surgiu da transformação dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento em Empresa Pública Municipal, no ano de 1999.

Em 2005, o Consórcio Geswater. SA adquire 49% do capital social da empresa (39.000.000€) e, em parceria com a Câmara Municipal, assumiu a gestão da atividade da AGERE, passando a mesma a Empresa Municipal de Capitais maioritariamente públicos.

A AGERE presta serviço a mais de 80.000 clientes, com uma faturação mensal na ordem dos 2.000.000€ e um capital humano que é a sua maior garantia.

Atualmente, com mais de 500 colaboradores, é a única empresa no país que assume a gestão e manutenção das diversas áreas em que atua – tratamento, exploração e abastecimento de água e águas residuais, recolha de resíduos, ambiente urbano e gestão do CRO.

Essa particularidade implica que serviços e colaboradores se distribuam por diversos edifícios. Na sede, situada na Praça Conde de Agrolongo, funcionam os departamentos de gestão e de atendimento ao público.

 

No edifício do Centro Operacional, em Real, encontram-se sediados os serviços de recolha e ambiente urbano, exploração de água e águas residuais, estaleiro, secção de contadores e CRO. A Estação de Tratamento de Água – ETA – localiza-se na Central do Cávado (Ponte do Bico). Em Frossos encontra-se a principal ETAR- Estação de Tratamento de Águas Residuais. A AGERE dispõe ainda de um balcão de atendimento ao público no edifício Loja do Cidadão na Avenida da Liberdade.

A ETA, a ETAR e o CRO são espaços abertos ao público, visitáveis consoante as regras em vigor, que refletem parte do trabalho desenvolvido na empresa, aproximando o público da realidade da empresa.

Focada num serviço público de excelente qualidade e num serviço privilegiado para o munícipe, a empresa tem vindo a desenvolver-se nas suas mais diversas áreas de atuação.

Com forte dinâmica empresarial, a AGERE aposta no desenvolvimento de projetos no âmbito da economia circular, sustentabilidade, responsabilidade ambiental e social .

Certificados e Selo de Qualidade da AGERE

Prémios, reconhecimentos e certificações

A AGERE foi distinguida, mais uma vez, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com a atribuição do “Selo de Qualidade exemplar da água para consumo humano”.

Os selos de qualidade visam distinguir as entidades gestoras prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano, tendo cumprido os requisitos definidos pelo regulador na prestação de um serviço de qualidade aos utilizadores.

A manutenção destas certificações constitui o reconhecimento do forte compromisso da AGERE com o desenvolvimento sustentável dos serviços que presta à comunidade.

Politíca de gestão

Durante o ano 2021, para cumprimento da Missão da Empresa, a qual está focada na prestação de serviços de excelência, a Administração assumiu uma política onde estão definidas as oito linhas estratégicas orientadoras da atividade da AGERE:

8 linhas estratégicas

Maximizar valor, otimizando a gestão operacional e eliminando ineficiências;

Orientação para o cliente;

Respeito pelos recursos naturais, promovendo a racionalização de consumos, a adequada gestão dos resíduos e a prevenção da poluição;

Realização para os colaboradores, apostando na sua valorização e na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável;

Aposta na melhoria contínua dos sistemas de gestão implementados;

Garantir a ininterruptibilidade e qualidade do serviço;

Identificar, avaliar, prevenir e controlar os riscos, preparando-se para a sua ocorrência;

Rigor, fiabilidade e transparência com o cumprimento dos requisitos legais e outros aplicados às nossas atividades.

Áreas de Intervenção

São 5 as áreas de maior intervenção da Agere

A AGERE tem um compromisso alargado com os munícipes bracarenses, assumindo um papel ativo e contínuo em 5 áreas distintas da gestão municipal.

Captação, tratamento e adução de água e sua distribuição para consumos domiciliários e outros, mediante venda direta.

Condução, depuração e transformação de efluentes.

Recolha e depósito de resíduos sólidos.

Limpeza e higiene do concelho de Braga.

Captura, recolha e restituição, para adoção, de animais no concelho de Braga.

Visão

Constituir uma organização de referência – a nível nacional e internacional – no fornecimento de água potável de elevada qualidade, na coleta, tratamento e reutilização de águas residuais e na limpeza urbana do concelho de Braga.

Missão

Desenvolver uma cultura de inovação e desenvolvimento, que consolide a satisfação dos clientes. Responder às necessidades dos colaboradores, assumindo uma política contínua, que corresponda às suas expectativas. Apostar na excelência dos serviços, de modo a obter e desenvolver novas áreas de negócio sustentáveis.

OrGãos sociais

Rui Manuel de Sá Morais

Presidente do Conselho de Administração da AGERE

Paula Nívea Nunes Campos

Administradora Executiva da AGERE

António Jorge Almeida da Silva

Administrador Executivo da AGERE

Politíca de qualidade

O Sistema Integrado de Gestão de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho está implementado na AGERE no seguinte âmbito:

1. Gestão dos serviços de fornecimento de água potável;
2. Captação, tratamento e elevação de água potável;
3. Construção e manutenção de redes de distribuição de água potável;
4. Receção e tratamento de águas residuais;
5. Construção e manutenção de redes de águas residuais;
6. Recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos;
7. Limpeza urbana;
8. Serviços de atendimento ao cidadão, no âmbito do fornecimento de água potável, tratamento e drenagem de águas residuais, recolha de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana.

Política de responsabilidade empresarial
Recrutamento

Gostaria de colaborar com a agere?

Informação Financeira

Relatório e contas
Contrato de sociedade e estatutos
Consulte o documento através do link:

Contrato de Sociedade e Estatutos

Montantes auferidos pelos membros remunerados dos orgãos sociais
Consulte as renumerações auferidas a cada membro dos orgãos sociais através do link abaixo:

Montantes Auferidos pelos Membros Remunerados dos Orgãos Sociais

Nº de trabalhadores, desagregado segundo a modalidade de vinculação

O número de trabalhadores, desagregado segundo a modalidade de vinculação, em 31-12-2020, é o seguinte:

Contrato por Tempo Indeterminado: 248
Contrato a Termo Certo: 72
Cedência de Interesse Público: 169
Comissão de Serviço: 48
Membros do Conselho de Administração: 2

Nº total de trabalhadores: 539

Planos de atividades, de investimentos anuais e plurianuais e orçamento anual
Os Instrumentos de Gestão Previsional (IGP) 2017-2020, incluem  o Plano Plurianual de Investimento (PPI), bem como, as fontes de financiamento previstas, que no caso da AGERE são elaborados para 4 anos, de forma a dar cumprimento à Lei da Atividade Empresarial Local (Lei 50/2012 e seguintes alterações). Pode consultar estes dados através do link abaixo:

Documento IPG 2017-2020

Pareceres previstos nas alíneas a) e c) do nº 6 do artigo 25º da lei 50/2012

No último ano, não existem pareceres previstos nas alíneas a) a c) do n.º 6 do artigo 25.º da Lei 50/2012.

mapas a dívidas e fornecedores
Consulte o documento através do link:

Mapas a Dívidas e Fornecedores

Plano de Igualdade entre Homens e Mulheres
Consulte o documento através do link:

Plano de Igualdade entre Homens e Mulheres