Decorreu esta Quinta-feira, 9 de junho, na empresa Navarra, em Braga, a cerimónia de assinatura do Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB), que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O PMEB é uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga, que visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável no concelho de Braga. O Pacto propõe-se a agregar empresas, instituições e o município, com o objetivo de estabelecer um ecossistema capaz de catalisar soluções de descarbonização da mobilidade e que tornem mais inclusiva e tecnológica.
São mais de 30 empresas a assinar este pacto, entre elas a AGERE!
Para alcançar este objetivo, o projeto promove a adoção de ações de mobilidade sustentável ou inclusiva por parte das entidades signatárias do Pacto. Nesta fase inicial, tornaram-se signatárias mais de 30 entidades que demonstram possuir uma extraordinária capacidade de liderança, dinamismo e vontade de criar de valor para toda a comunidade.
Esta iniciativa surge na sequência do primeiro Relatório de Sustentabilidade do Concelho, realizado pela Câmara Municipal de Braga, em 2019, segundo o qual foi possível determinar que 65% das emissões são oriundas da mobilidade. Ciente da importância da mobilidade para a descarbonização do concelho, tem apostado no estabelecimento de parcerias e num portefólio de iniciativas que promovem a transição para uma mobilidade urbana sustentável e inteligente.