fbpx

253 205 000

Linha Verde



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Tarifários

Informações



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Informações

Tarifários



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Informações

Tarifários

Circularidade da Água: A Solução para um Futuro Sustentável

23, Out 23 | Novidades

A crise hídrica que se tem acentuado em várias partes do mundo é um alerta claro para a importância da gestão sustentável da água. Por essa razão, e tendo em conta a necessidade urgente de preservar os recursos hídricos, o tema da circularidade da água tem estado cada vez mais em destaque nas discussões ambientais.

Sendo a circularidade da água uma solução promissora para enfrentar os desafios crescentes relacionados com a água, a AGERE reconhece que, num contexto global onde a procura por água continua a aumentar devido ao crescimento populacional e às alterações climáticas, é essencial encontrar estratégias inovadoras para a gestão e reutilização deste recurso.

Um dos principais processos de circularidade da água passa pelo tratamento das águas residuais que, através de tecnologias avançadas, permite que estas atinjam o nível de qualidade necessário para serem reutilizadas para diversos fins.

A construção da nova ETAR do Este em Braga, alinhada com uma estratégia de preservação ambiental, vai permitir que a atividade de saneamento passe a ser uma atividade geradora de recursos. A matéria orgânica presente nas águas residuais será utilizada para a produção de energia verde, através de uma central de cogeração alimentada pelo biometano resultante do tratamento biológico das lamas. No que diz respeito à água, recurso principal, a instalação vai contemplar uma linha de tratamento para produção de “água para reutilização”, permitindo que as águas residuais sejam transformadas num “novo recurso” que possa ser usado internamente, em diversas operações da instalação, e também a nível externo para fins adequados. A reutilização de águas residuais para o uso interno já é uma realidade em outras infraestruturas da AGERE, como nas ETAR de Frossos, ETAR de Palmeira e ETAR de Ruães.

O investimento da AGERE em infraestruturas para reutilização de água não promove apenas a sustentabilidade ambiental, mas também tem um impacto económico significativo, uma vez que evita a utilização de água da rede de abastecimento para fins em que não é necessário um nível tão exigente de qualidade da água.

A educação ambiental é outro pilar fundamental na promoção da circularidade da água. Consciencializar as pessoas sobre a importância da conservação da água e o impacto positivo da reutilização, tem sido um trabalho constante da AGERE, que, com o intuito de promover a mudança de comportamentos, tem realizado diversas ações dirigidas aos seus diferentes públicos alvo e constantes divulgações de ações simples, mas importantes que conduzem a um consumo de água mais consciente nas rotinas diárias dos seus munícipes.

No entanto, e apesar da população estar cada vez mais consciencializada para as problemáticas ambientais, ainda há desafios a superar. É crucial que os governos, empresas e cidadãos trabalhem juntos para a adoção de políticas, regulamentações e práticas que incentivem uma gestão de água mais sustentável.

A circularidade da água não é apenas uma tendência, mas uma necessidade urgente. Na AGERE continuaremos a trabalhar para contribuir para um futuro onde a água seja devidamente valorizada e utilizada de forma responsável e sustentável.