Está concluída a empreitada de reabilitação da conduta DN 500/350, na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, sobre a Ecovia do Rio Este, um projeto da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM, que contou com um investimento total de 46 890.00€.
As obras de requalificação, que permitiram a reabilitação e a pintura da conduta adutora, que liga o Reservatório de Montariol ao de Lamaçães de Baixo, bem como a conduta distribuidora DN 350 para a Avenida Central, no Município de Braga, foram asseguradas por pessoal especializado e experiente, pertencente ao quadro da empresa, e por subempreiteiros qualificados de modo a garantir um bom desenvolvimento dos mesmos, assim como o cumprimento da qualidade técnica exigida e da segurança necessária.
Foi assegurada a proteção anticorrosiva de um tramo de conduta aérea e um tramo da conduta vertical, que passam sobre a via da Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires e o Rio Este, e que são parte fundamental da infraestrutura de abastecimento de água na cidade.
Os trabalhos incluíram a limpeza geral da caixa de manobras, com a remoção de depósitos de terra e areia, seguindo-se o tratamento anticorrosivo da conduta metálica, acessórios, equipamentos, suportes e caixa de manobras. Além disso, foram executados dois maciços em betão nas zonas de transição entre as partes aéreas e enterradas da conduta, assegurando a estabilidade e durabilidade da estrutura.
A obra decorreu dentro do período previsto, assegurando assim o cumprimento dos prazos previamente estabelecidos, bem como os padrões de qualidade exigíveis pelo acompanhamento dos trabalhos de técnicos especializados.
Esta intervenção de requalificação permite continuar a garantir a integridade e a eficiência da estrutura, evitando atempadamente possíveis problemas no abastecimento de água em algumas freguesias da cidade de Braga.