CENTRO DE RECOLHA OFICIAL
Uma casa temporária para animais de companhia
O CRO – Centro de Recolha Oficial de Braga é o alojamento formal para animais que necessitam de acolhimento, por serem abandonados, errantes ou entregues aos cuidados de terceiros.
Em caso de abandono ou encontro na via pública, a AGERE procede à captura, acolhimento e prestação de cuidados médicos e de higiene.
As instalações do CRO, recentemente renovadas, dispõem de ótimas condições e constituem uma referência a nível nacional.
CRO – O que nos move
Os serviços prestados do CRO centram-se em 3 eixos: controlo sanitário, saúde e bem-estar animal.
Controlo Sanitário
Saúde Animal
Bem-estar Animal
Cheque-veterinário
O que é o cheque veterinário?
As atividades abrangidas por este Programa, incidem sobre a implementação do Plano de Cuidados de Saúde Veterinária (PCSV) aos Animais em Risco. Isto, mediante a atribuição de Cheques Veterinários a Animais Errantes, capturados pelos Centros de Recolha Oficiais (CRO); Colónia de gatos sob a responsabilidade da autarquia; Animais de famílias carenciadas (devidamente identificadas pelo Município).
Urgência médico-veterinária
O CRO dispõe de uma viatura de emergência médico-veterinária, que está disponível 24 horas/dia, sob a responsabilidade dos Bombeiros Sapadores de Braga.
O serviço é prestado em articulação com as autoridades policiais, o Centro de Recolha Oficial (CRO), a médica veterinária do município e 2 hospitais veterinários do concelho.
Número de Emergência Médico Veterinária: 253 278 488
Tem um animal doméstico? Seja um detentor responsável.
Identificação
Vacinação
Registo
Bem-Estar
Passeio
Raças perigosas
PolÍtIcas de proteção
Cuidados a ter com o seu Animal Doméstico
REDE OTIMIZADA
O CRO possui 27 boxes para gatos e 32 boxes para cães, divididas em ala A (1-20), ala B (21-26) e ala C (27-30). Detém ainda 2 boxes de quarentena (31 e 32).
Para recreio, integra 24 parques exteriores para cães e 1 parque exterior para gatos.
Está a pensar adotar?
Os animais adotados no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga são sujeitos a um protocolo de vacinação e desparasitação interna e externa. Todos os animais com idade superior a 6 meses são esterilizados e entregues para adoção responsável com identificação eletrónica e registo no SIAC. Em cumprimento da legislação em vigor, salvo idade inferior a 3 meses, os animais saem com vacinação antirrábica.
Os animais com idade inferior são acompanhados por documento de atestado de isenção temporária de esterilização (documento MVM). Todos os animais que por razões médicas vejam impossibilitado o cumprimento da legislação em vigor (vacina anti-rábica, identificação eletrónica ou outros) são acompanhados com o respetivo atestado médico de isenção temporária.
No momento da adoção, é assinado pelo detentor o termo de responsabilidade de adoção e um esclarecimento adicional ao processo de adoção do animal.

As visitas para adoção funcionam mediante pré-marcação.
De 2ª a 6ª feira, entre as 14h e 17h
253 205 000 ou crobraga@agere.pt
* Durante a visita, é obrigatório uso de máscara, cumprimento das regras de distanciamento social e etiqueta respiratória.

Mensalmente, o CRO organiza um open day. Este, realizado ao sábado durante todo o dia, destina-se à concretização de visitas para adoção.
*Medida suspensa pelo plano de contingência COVID-19.
O que deve saber antes de adotar um animal?
Requisito 01
Está preparado para um compromisso a longo prazo?
Em média, um animal de companhia tem uma vida estimada entre 15 a 20 anos. Por isso, é importante que, quando decidir adotar, reflita sobre eventuais mudanças e imprevistos que a vida lhe irá proporcionar. Posto isto, o animal deve ser considerado como parte integrante da família.
Requisito 02
Porque pretende adotar um animal de companhia? Existe consenso na família?
Deve certificar-se de que todas as pessoas com uma palavra a dizer sobre o assunto, concordam com a entrada de um animal na família.
Requisito 03
Tem tempo para se dedicar a um animal?
Ter um animal de companhia implica ter disponibilidade de tempo para alimentá-lo, passeá-lo (no caso de um cão), prestar-lhe os cuidados de higiene, educá-lo e fazer-lhe companhia todos os dias.
Requisito 04
Tem disposição para aceitar imprevistos e “acidentes”?
Mobília riscada, objetos roídos, urina em casa e emergências veterinárias são situações inerentes a ter um animal de companhia e para as quais devemos estar preparados para aceitar com naturalidade.
Requisito 05
Está preparado para cuidar responsavelmente de um animal e educá-lo?
Cuidar de um animal de companhia de forma responsável implica medidas como passeá-lo sempre pela trela, nunca o deixar vaguear fora de casa, proporcionar-lhe assistência veterinária sempre que necessário, identificá-lo, mantê-lo em segurança e com todos os cuidados de alimentação e abeberamento, exercício e espaço.
Requisito 06
Quem cuidará do animal quando se ausentar?
Certifique-se de que pode contar com familiares ou amigos de confiança que se responsabilizem por cuidar.
em colaboração com

