Linha Verde

AGERE RECEBE CERTIFICADO ENERGÉTICO MOVE+ NA APRESENTAÇÃO DA NOVA

12, Abr 24 | Novidades

A AGERE apresentou, esta sexta-feira, as novas viaturas elétricas de limpeza urbana, num evento que reforçou a preocupação da empresa com a redução da pegada ambiental.

Comprometida em tornar-se numa empresa cada vez mais sustentável, através da mobilidade elétrica, da eficiência energética e da descarbonização da frota, a AGERE foi distinguida com o certificado MOVE+, entregue pelo Coordenador da Direção de Sustentabilidade e Mobilidade da ADENE, Hélder Rodrigues, que marcou presença no evento.

Após uma avaliação da frota, com base em critérios de eficiência energética e ambiental, a empresa obteve uma classificação energética B, destacando-se a valorização da condução ecológica, recolha inteligente apoiada em tecnologias de ponta, modernização da frota e aquisição de veículos de motorização elétrica.

O serviço de limpeza urbana na cidade de Braga, assegurado pela AGERE, conta agora com um total de 40 equipamento elétricos, após o seu reforço com a aquisição de uma nova lavadora e quatro varredoras, também elétricas. O objetivo de aquisição destas novas viaturas é reforçar e tornar mais eficiente o serviço de limpeza também em áreas não urbanas, incluindo freguesias periféricas à cidade de Braga.

Também as viaturas ligeiras de passageiros da AGERE têm vindo a ser substituídas por elétricas, uma vez que, apesar de não serem veículos operacionais, também contribuem para o objetivo global de descarbonização da frota, contando já com 4 veículos desta tipologia.

O Presidente do Conselho de Administração da AGERE referiu que “a empresa investiu cerca de 1,3 milhões de euros em veículos elétricos nos últimos anos, que, para além da redução das emissões de CO2, permitem uma operação mais silenciosa e adequada às áreas pedonais garantindo ainda uma maior eficiência nas operações de limpeza urbana e, assim, uma maior qualidade de vida para quem vive e visita Braga”, reforçando que “até 2027 está previsto investir mais 1,2 milhões de euros nesta tipologia de equipamentos”.

Rui Sá Morais, falou ainda do Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga, uma iniciativa que visa promover a mobilidade sustentável no concelho de Braga e do qual a AGERE faz parte, reforçando que “a mobilidade elétrica está alinhada com os princípios de sustentabilidade da

AGERE e do Plano de Ação do Município de Braga com o intuito de continuar a contribuir para uma melhor qualidade de ar no concelho, pelo que também foi nosso objetivo sensibilizar as pessoas para a esta temática ao realizar este evento simbolicamente no Dia Nacional do Ar”.