fbpx

253 205 000

Linha Verde



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Tarifários

Informações



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Informações

Tarifários



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Informações

Tarifários

Novos Investimentos Para Melhorar a Qualidade da Água em Braga

21, Dez 23 | Novidades

A AGERE-EM concluiu, no passado mês de setembro de 2023, a implementação de um conjunto de ações conducentes à melhoria e manutenção da qualidade de água de abastecimento do concelho de Braga.

As medidas implementadas dizem respeito à contenção, na Estação de Tratamento de Água (ETA), de situações de perigo que possam afetar negativamente a qualidade da água captada, bem como de medidas de melhoria da qualidade e eficiência do sistema de abastecimento de água, nomeadamente com a implementação de um controlo contínuo ao longo de todo o percurso de captação, tratamento e distribuição da água.

Estas ações solidificam a qualidade da água fornecida aos munícipes, a proteção do ambiente, a mitigação dos riscos e o aumento da eficiência e o desenvolvimento do setor, em alinhamento com os objetivos da AGERE de melhoria da eficiência no uso dos recursos e da qualidade do serviço prestado.

Estas ações, financiadas pela União Europeia, Fundo de Coesão, através de uma operação candidatada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Ciclo Urbano da Água, implicaram um investimento de cerca de 600.000€, obtendo uma contribuição comunitária de 527.731 €.

Foram várias as ações executadas, nomeadamente: A implementação do sistema de monitorização da Qualidade de Água do Rio Cávado (água bruta), através da instalação de equipamento que atua com recurso a tecnologia de espetro do campo UV/ UV visível e sensores de turvação, pH, amónia, nitratos, oxigénio dissolvido, condutividade, entre outros.

O fornecimento e montagem de Barreiras de Proteção Ambiental à Captação no Rio Cávado, mais concretamente por barreiras flutuantes que têm como função conter contaminantes, incluindo os derivados de petróleo ou hidrocarbonetos. O reforço e melhoria das Condições de Elevação de Água da Captação de Subleito na ETA de Ponte do Bico, que permitiu a reativação de um sistema outrora insipiente, otimizando o acesso a água bruta com qualidade superior. Complementarmente, esta captação de subleito permitirá adicionar uma filtragem primária à água captada, permitindo a implementação de uma nova etapa que eliminará os atuais riscos e ineficiências existentes com a mistura de águas com qualidades diferentes. Com esta medida fica reforçado o plano de segurança da água captada por via do bypass introduzido para a etapa pós filtração da ETA, que possibilitará a reparação, caso necessário, da câmara de mistura rápida, filtros de areia atuais e secções do canal de água filtrada da Estação de tratamento.


Foi também implementado um Sistema Automático de Preparação e Doseamento de Carvão Ativado na ETA de Ponte do Bico, com o objetivo de minimizar e remover cheiros e sabores da água potável e reduzir dos riscos associados a contaminações químicas em situações de SOS.

E ainda a instalação de medidores multiparamétricos (pH, Cloro e turvação) em oito reservatórios do sistema de abastecimento de Braga. Estes equipamentos dotam a AGERE-EM de ferramentas de análise contínua e em tempo real da qualidade da água fornecida aos munícipes de Braga permitindo uma atuação rápida e eficaz, em caso de potenciais anomalias.