A AGERE informa que, cerca das 11h30 desta segunda-feira, durante o circuito regular de recolha de resíduos nas imediações do Parque Industrial de Frossos, uma viatura de recolha registou uma ocorrência na sequência da libertação de vapores provenientes dos resíduos transportados.
O sistema de segurança da própria viatura bloqueou automaticamente o sistema de compactação, tendo sido de imediato acionados os protocolos de segurança. Três colaboradores da AGERE foram transportados, por precaução, para o Hospital de Braga, tendo sido considerados feridos leves.
No local estiveram o Comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga, Nuno Osório, vários elementos dos Bombeiros Sapadores de Braga, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e elementos da Proteção Civil, que asseguraram a resposta operacional e a avaliação das condições de segurança em conjunto com os técnicos de segurança da AGERE. A GNR desenvolveu as diligências investigatórias necessárias ao apuramento das circunstâncias da ocorrência.
O Presidente do Conselho de Administração da AGERE, João Granja, deslocou-se igualmente ao local para acompanhar a situação.
Os primeiros indícios apontam para a eventual deposição de uma substância química incompatível com resíduos urbanos indiferenciados, cuja presença poderá estar na origem da reação verificada.
A AGERE colaborará integralmente com as autoridades no apuramento dos factos.
A segurança começa na correta deposição dos resíduos
Esta ocorrência constitui um alerta para a importância da correta deposição de resíduos. A colocação de substâncias químicas ou de outros materiais perigosos em contentores destinados a resíduos urbanos indiferenciados representa um risco para os trabalhadores da recolha, para os agentes de proteção e socorro, para a população e para o ambiente.
João Granja enalteceu a boa articulação entre todas as entidades envolvidas com particular destaque para os profissionais da AGERE.
“Os três colaboradores da AGERE já receberam alta hospitalar, mas o que aconteceu hoje demonstra que um gesto aparentemente simples pode ter consequências sérias para quem, todos os dias, assegura um serviço essencial à comunidade. Apelamos a empresas e cidadãos para que utilizem os circuitos adequados para o encaminhamento de resíduos desta natureza. A segurança dos nossos trabalhadores e da população começa na responsabilidade de cada um de nós”, afirma João Granja, Presidente do Conselho de Administração da AGERE.
A AGERE continuará a colaborar com as autoridades no apuramento desta ocorrência e a reforçar as ações de sensibilização para a correta deposição de resíduos, promovendo uma cultura de prevenção e segurança em benefício de toda a comunidade.