808 205 000

Linha Verde



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Tarifários

Informações



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Informações

Tarifários



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Informações

Tarifários

Recolha Resíduos

Novo sistema de recolha de resíduos urbanos no Concelho de Braga

A AGERE substituiu o processo de recolha porta a porta pelo de recolha de proximidade, com a instalação de contentores subterrâneos e de superfície na via pública, lavagem dos mesmos e a rentabilização do parque de viaturas.

A instalação de contentores subterrâneos e de superfície na via pública constitui, nesta área de atuação, a forte aposta da empresa. O novo sistema, para além de implementar alterações de equipamentos, contribui para a imagem da cidade e para a saúde pública e ambiental.

Recolha de resíduos

Novos equipamentos

A AGERE adquiriu viaturas próprias para a lavagem dos contentores, garantindo a correta higienização dos mesmos. Este complemento ao sistema de recolha, diferencia o nosso sistema da maioria do país.

GARBAGERE

Assente numa aposta contínua na cultura de inovação através das novas tecnologias e, consequente, aumento dos níveis de performance, eficiência e satisfação dos munícipes. A AGERE desenvolveu uma plataforma tecnológica de gestão integrada da sua atividade de resíduos, denominada de Garbagere.
Para que serve a garbagere?

É uma aplicação de apoio à gestão do ciclo de higiene urbana no concelho.  Inclui o novo sistema de recolha de resíduos, recolha de monstros, varredura, recolha de papeleiras e lavagem de equipamentos urbanos.

Esta plataforma, reforça as parcerias entre a AGERE, as Juntas de Freguesia e os cidadãos. Visto que permite reportar anomalias que podem resultar em impactos ambientais e problemas de saúde pública.

Além disso, serve para monitorizar tempos de recolha. Posto isto, garante que as operações de esvaziamento são efetuadas em todos os contentores e papeleiras inseridos nos roteiros predefinidos.

Outra das mais valias desta aplicação é permitir o registo de ocorrências de uso indevido dos recipientes, identificar contentores danificados, cheios ou a transbordar. E, assim, tornar mais célere a localização de situações de inconformidade.

REDE OTIMIZADA

O Fleetboard é um sistema ambientalmente responsável, utilizado em outras áreas de negócio, mas que torna a AGERE pioneira na sua implementação associada à gestão dos Resíduos Urbanos em Portugal. A frota de limpeza urbana, que integra 23 viaturas, foi equipada com este sistema que apresenta vantagens para a conservação dos veículos, minimizando o seu desgaste e permitindo diminuir os circuitos de recolha. Isto, por sua vez, traduz-se numa poupança de combustível e consequente redução da emissão de CO2.

O Fleetboard permite uma adaptação das métricas e parametrizações, avalia o estilo de condução e fornece dados que detectam as maiores dificuldades dos motoristas, a ser corrigidas através de formação. Desta forma, garante maior segurança e conforto dos motoristas, privilegiando o seu bem-estar. Posto isto, importa evidenciar a aposta da AGERE na responsabilidade social e ambiental.

Recolha de resíduos

Como funciona a recolha de resíduos e limpeza da cidade?

Mais prático e perto de si

A alargada rede de contentores permite que a disposição de resíduos se traduza numa tarefa simples, rápida e prática.

De 100 em 100 metros, em áreas residenciais, está disponível um contentor de resíduos indiferenciados. Garantido esse direito a todos os cidadãos de Braga, é importante que os equipamentos sejam usados com responsabilidade.

Não deixe o lixo fora dos contentores nem na via pública.

Limpeza na cidade

Limpeza de sarjetas

A AGERE realiza, regularmente, a limpeza preventiva e desentupimento superficial das sargetas. Em situações mais profundas, informa os serviços especializados.

Recolha e manutenção de papeleiras

Diariamente, a AGERE procede à recolha e substituição dos sacos nas papeleiras, bem como a manutenção das peças que constituem estes equipamentos e a sua limpeza. A recolha dos resíduos das papeleiras é feita por equipas próprias, que utilizam meios específicos para esta tarefa.

Varredura da cidade

A limpeza urbana em Braga não se resume às tradicionais vassouras. Inovadora e preocupada com o bem-estar dos colaboradores, a AGERE adquiriu aspiradores urbanos elétricos – Glutton® – que aliviam o trabalho manual dos varredores.

Com profissionais formados para o efeito, a equipa de limpeza urbana é auxiliada por estes equipamentos que garantem aumento de desempenho e eficiência na limpeza de ruas e espaços públicos.

Novos veículos de Limpeza

Limpeza dos contentores

Os contentores são sujeitos a uma utilização diária e adquirem, naturalmente, cheiros e sujidades. A pensar na saúde pública do concelho, a AGERE adquiriu veículos que permitem a lavagem e desinfecção dos contentores com maior frequência.

Limpeza da cidade

A AGERE tem equipamentos de lavagem de grande dimensão e de dimensão média, por forma a poder responder a todas as especificidades de operação pelas ruas no município.  

Recolha de Monstros

Se procura desprender-se de móveis, eletrodomésticos, colchões e outros bens volumosos, não os deixe na via pública. A Recolha de Monstros é um serviço efetuado de segunda a quinta-feira mediante marcação prévia, sendo que o objeto só deve ser colocado na via pública na noite anterior à sua recolha.

Agende já a sua recolha através do 808 205 000 ou agendamentos.agere.pt.

Documentos relacionados 

Regulamento do Servico de Residuos Urbanos 2020