fbpx

253 205 000

Linha Verde



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Tarifários

Informações



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Informações

Tarifários



A empresa

Notícias

Contactos

Serviços

Água de Consumo

Saneamento

Recolha de Resíduos

Cro

Agere Kids

Serviços Online

Clientes

Perguntas frequentes

Informações

Tarifários

RECOLHA SELETIVA DE BIORRESÍDUOS JÁ CHEGOU AO SETOR RESIDENCIAL DE BRAGA

2, Fev 24 | Alertas, Novidades

Decorreu esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, a sessão de apresentação de alargamento do Serviço de Recolha Seletiva de Biorresíduos ao setor residencial no Município de Braga, reforçando assim o serviço de recolha que já existia, desde 2019, em estabelecimentos de restauração e hotelaria no Centro Histórico da cidade.

A campanha “Agora Sim. Nada se Perde!”, desenvolvida pela AGERE no âmbito do programa RecolhaBio, de apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, é cofinanciado pelo Fundo Ambiental e pretende alargar a rede de recolha de resíduos alimentares, contribuindo para o cumprimento da meta da redução da deposição em aterros. Com o alargamento do serviço de Recolha Seletiva de Biorresíduos a zonas residenciais, e através da correta separação dos mesmos, vai ser reforçada a produção de energia elétrica através do biogás gerado pela decomposição e a produção de composto orgânico 100% natural, que poderá depois ser aplicado no solo, melhorando as suas características.

De forma a promover a campanha e sensibilizar a população para a importância do tema, a AGERE dispõe já de equipas especializadas no terreno para informar os munícipes, e explicar como deverão proceder à separação e recolha dos biorresíduos e quais os benefícios desta atuação. Nestas ações de rua, são disponibilizados baldes castanhos de 7L e sacos verdes específicos para facilitar a deposição dos biorresíduos, nos contentores já existentes para os resíduos indiferenciados.

Durante a sessão de apresentação, o Presidente do Conselho de Administração da AGERE, Rui Sá Morais, falou sobre a gestão do projeto, onde explicou que “este teste piloto, que faz parte da estratégia de recolha seletiva de biorresíduos da AGERE, e vai abranger 3500 pessoas de zonas residenciais, onde será entregue de um kit específico para a correta separação dos resíduos alimentares a partir de casa, vai marcar o futuro da cidade, tendo em conta que será possível fazer uma triagem em alta ao mais baixo custo. Pretendemos continuar a ter um dos tarifários mais baixos do país e a realidade é que, mesmo com o aumento da TGR por parte do Governo, este esforço de separação de biorresíduos por parte da população irá resultar no não aumento dessa taxa nos tarifários da AGERE”. Rui Sá Morais reforçou ainda que objetivo passa por alargar a campanha “Agora Sim. Nada se Perde!” a todo o município, não só aos clientes residenciais, mas também aos grandes produtores, como hospitais, universidades, escolas ou
grandes superfícies, ainda durante o ano de 2024.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considerou que o “Fundo Ambiental tem sido uma alavanca para a implementação destes projetos e, por isso, é importante incutir nas nossas práticas rotineiras o conceito de economia circular”, referindo que “desta forma, estamos a transformar o que poderiam ser passivos ambientais em ativos que podem devolver valor económico”.

O projeto-piloto de Recolha Seletiva de Biorresíduos no setor residencial arranca de forma faseada nas Urbanizações da Makro e Parque Norte, com posterior alargamento a todo o município de Braga.

Braga, 2 de Fevereiro de 2024