Saneamento
1.024 KM DE REDE DE SANEAMENTO
A rede, que garante o tratamento e elevação das águas residuais a quase todo o concelho de Braga, é constituída por 15 sistemas de tratamento, 16 ETARs e 38 estações elevatórias.
O tratamento é biológico em 16 ETARs, ou seja, feito por lamas ativadas e configuaração variada consoante o número de habituantes a servir, o nível de tratamento exigido e a qualidade da água residual a tratar.
Com um aumento substancial da população residente e consequente aumento das águas a tratar, em breve dar-se-á início à construção da ETAR do Vale do Este. Esta infraestrutura vai permitir aliviar a sobrecarga, sentida em algumas estações de tratamento e aumentar a capacidade e qualidade do serviço prestado.

Factos e números
POPULAÇÃO SERVIDA
181 494 hab
Nº DE SISTEMAS
15
Taxa de acessibilidade do serviço de saneamento
100%
Rede de seaneamento do município
1 024 km
Número de sistemas de saneamento
4 lamas ativadas
3 vala de oxidação
3 lagunagem
6 tipo Beta
Tratamentos
O processo de tratamento das águas residuais contempla 4 etapas de tratamento: Preliminar e Primário, Secundário e o Terciário.
Tratamento preliminar e primário
Nas etapas iniciais é feita a remoção de sólidos suspensos de variadas dimensões por processos físicos de separação; Restos de alimentos, toalhetes, papel higiénico, algodão, cotonetes entre outros, são removidos nas etapas de gradagem ou filtração. Areias e partículas de menor dimensão são separadas por processos de sedimentação. A fração sedimentada na decantação primária constitui o que designa de lama primária encaminhada para a linha de tratamento de lamas.
Tratamento Secundário
No tratamento secundário as águas residuais são inicialmente sujeitas a um tratamento biológico em que as bactérias degradam a matéria orgânica dissolvida presente; Posteriormente a lama biológica formada nesse processo é separada por sedimentação na etapa de decantação secundária; A lama é encaminhada ao tratamento de lamas e o efluente é descarregado através de caleira superficial e encaminhado à etapa final.
Tratamento Terciário
Na etapa final as águas residuais são submetidas a uma desinfeção por radiação Ultra Violeta antes de devolvidas ao meio ambiente; Uma fração desta água residual sofre uma 2ª etapa de desinfeção conferindo-lhe um nível de qualidade microbiológico que permite a sua reutilização para fins de rega de espaços verdes, lavagem de carros e pavimentos, por exemplo.
As lamas, após tratamento adequado, destinam-se à agricultura. Assumindo o papel de fertilizante ou para valorização energética – combustível.

O que são as águas residuais?
A Estação de Tratamento de Águas Residuais tem a função de receber, tratar as águas residuais e devolvê-las ao meio envolvente em condições ambientalmente seguras.
Afluências indevidas
Diariamente, enfrentamos inúmeros desafios, causados por entupimentos e obstruções nos nossos
coletores e nas ETAR, devido à afluência de resíduos sólidos presentes nas águas residuais.
As toalhitas, cotonetes, preservativos ou algodão e cabelos, são produtos e resíduos muito difíceis de tratar e podem mesmo causar entupimentos nas canalizações.
O sítio próprio para estes resíduos é o caixote do lixo.
Os restos de comida líquida e as gorduras de fritar (óleo e azeite) ficam colados aos canos porque não se dissolvem e tornam muito mais difícil o tratamento da água. Devem ser acondicionados em recipientes próprios ou em garrafas vazias, devidamente fechadas e entregues ou depositadas nos pontos de recolha adequados.
