Água de Consumo
1.194 km de rede de abastecimento de água
Responsável pela captação, tratamento, adução e distribuição da água ao concelho de Braga, a AGERE dispõe de diversos equipamentos para o efeito. Diariamente, cerca de 32.000m3 de água potável são fornecidos em condições de excelência e segurança.

O sistema de abastecimento é constituído por 4 etapas
Produção
Captação no rio Cávado e tratamento na ETA, localizada na Ponte do Bico.
Transporte
Adução, em conduta elevatória, desde a ETA até ao reservatório principal do concelho, localizado em Montariol.
Armazenamento
O armazenamento de água está repartido pelos vários reservatórios do concelho.
Distribuição
Compreende a rede de entrega ao consumidor.
Tratamento da água
Fase 01
Gradagem
A água bruta é captada diretamente na margem esquerda do rio, em dois canais de entrada livre para 2 poços de captação, a montante e a jusante. Esta primeira fase, denominada de gradagem, permite a separação dos sólidos grosseiros, como por exemplo troncos ou plásticos. O poço a montante está munido de 2 bombas de elevação, 200 l/s e 400 l/s. O poço a jusante está munido de 3 bombas de elevação, 2 de 200l/s e 1 de 400l/s.
Fase 02
Tamisação
Após elevação, a água bruta sofre um processo de tamisação. Este sistema, constituído por grelhas contínuas verticais, permite a separação de sólidos de menor dimensão, como folhas, ramos ou algas.
Fase 03
Pré-oxidação com cloro gasoso
Segue-se a pré-oxidação, que é feita com água previamente clorada (com cloro gasoso) em quantidade suficiente para promover a oxidação de toda a matéria orgânica em suspensão, incluindo os microorganismos presentes, evitando assim a sua proliferação no leito filtrante.
Fase 04
Coagulação/Floculação com um policlorosulfato de alumínio
A coagulação é feita na câmara de mistura rápida, processo esse em que se utiliza um policlorossulfato de alumínio como coagulante e que tem como função remover a matéria orgânica coloidal, formando flocos que posteriormente serão retidos na fase de filtração rápida, em filtros de areia.
Fase 05
Filtração direta em filtros de areia
Após coagulação e floculação, a água passa por um canal que alimenta uma bateria de filtros abertos com areia calibrada. A água a filtrar é distribuída através de descarregadores pelos oito filtros, do tipo AQUAZUR. Este processo tem por objetivo a retenção dos flocos formados na fase de tratamento anterior e da matéria em suspensão.
Fase 06
Remineralização com água de cal e dióxido de carbono
Existe a necessidade de se proceder a uma remineralização porque as águas da zona norte são ligeiramente ácidas (ph entre 5.5 e 6), pouco mineralizadas e, portanto, agressivas para as tubagens. Este processo tem como objectivo a afinação da água e consiste na correcção da agressividade e pH da água através da adição de água de cal e CO2. O hidróxido de cálcio (cal) e o CO2 são utilizados porque não introduzem elementos estranhos à composição natural da água e são inócuos à saúde.
Promove a formação de bicarbonato de cálcio com consequente estabilização do pH até a um valor próximo do neutro (pH=7).
Fase 07
Desinfeção final com cloro gasoso
Finalmente, com a desinfecção final (feita com água clorada) pretende-se garantir a qualidade microbiológica e manter um residual de desinfectante na água que chega aos consumidores.
Após o tratamento, a água é elevada através das condutas adutoras, para os reservatórios de Pintacinhos e Montariol, com capacidade de 4.000m3 e 32.000m3, respectivamente.
Factos e números

Fase 07
Desinfeção final com cloro gasoso
Finalmente, com a desinfeção final (feita com água clorada) pretende-se garantir a qualidade microbiológica e manter um residual de desinfetante na água que chega aos consumidores. Após o tratamento, a água é elevada através das condutas adutoras para os reservatórios de Pintacinhos e Montariol, com capacidade de 4.000m3 e 32.000m3, respetivamente.
Qualidade da água
A segurança da água abastecida para consumo humano constitui uma preocupação central na AGERE, que dá permanente atenção à verificação da conformidade do produto, à proteção da saúde do consumidor e à gestão dos riscos em todas as fases do sistema de abastecimento que possam pôr em causa a segurança do produto.
Para assegurar o controlo da qualidade da água abastecida, a AGERE implementou um Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), que cumpre integralmente os requisitos do Decreto-Lei n.o 306/2007, de 27 de agosto, diploma legal que regula a qualidade da água para consumo humano. Dando cumprimento ao ponto 2 do Art.o 17 do Decreto – Lei n.o 152/2017, de 7 de dezembro, a AGERE disponibiliza os editais com os resultados das análises à qualidade da água, por trimestre.
Análises de 2022
Consulte os boletins com os resultados das análises da água, através dos links abaixo:
Análises de 2021
Análises de 2020
Consulte os boletins com os resultados das análises da água, através dos links abaixo:
Análises de 2019
Consulte os boletins com os resultados das análises da água, através dos links abaixo: